quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Aula de hoje 12.11.07

TV/Video e Rádio e a Educação

A aula de hoje foi continuação das apresentações dos seminários. Foi a vez das equipes de Tv/vídeo e rádio.
A equipe de Tv/Vídeo mostrou-nos um breve histórico desses equipamentos e levou-nos para o futuro: a TV Digital. A profa. Bonilla detalhou o funcionamento dessa nova tecnologia e da briga pol´pitica brasileira que há por trás. O breve histórico da criação da Rede Globo causou surpresa. Observa-se o jogo político e ideológico que há por trás da mídia.
Houve uma discussão calorosa quando questinou sobre o desenho animada: educativo ou não? Todo desenho é educativo; educa-se para algum fim: quer seja "bom" ou "ruim". Tudo depende do ideal educativo que se pretende.
Quanto a TV, vejo-a como um forte poder de persuasão e influência sobre as pessoas. O poder dominante usa-a para manipular a população. A TV nos torna passivos e acritícos, pois quando recebemos as informações, não há oportunidade do telepectador expressar sua opinão crítica e nem de interagí-lo com o mundo transmitido. Mas a TV é uma grande aliada à educação, quando utilizada para a produção do conhecimento. Cabe a nós educadores repensar nossas práticas pedagógicas e usufruir de todas as possibilidades dessa tecnologia,
Ao apresentar o tema "rádio e a educação", minha equipe teve certa dificuldade devido o "desconhecimento" do rádio como meio educativo, nossas e os demais colegas.
Não sabíamos que o rádio a princípio fora destinado à elite e sua finalidade era cultural, educativa e altruísta; não víamos como o rádio poderia ser "uma riqueza em possibilidade pedagógicas". Até então não havíamos pensado no rádio como "um meio mais adequado para a educação da população"(Rachel Frota):
* tem maior alcance em distância;
* tem maior audiência
* custo moderado de produção e transmissão
* pode ser levado a qualquer lugar;
* tem capacidade de adaptação local;
O que intriga: Como usar o rádio em sala de aula? Como fazê-lo?
Precisamos, como educadores, abrir a mente para o uso dessa tecnologia em nossas práticas docentes, que mesmo "ultrapassada", possibilita, entre outras coisas, a construção do conhecimento.

Nenhum comentário: